Alô, pensante! Dawton aqui.
O semestre finalmente acabou e o que nos afasta do fim do ano é um fiapo, agora. Julho, especialmente para professores, parece aquele ponto da maratona de um atleta inexperiente em que ele para, cansado e ofegante, olha para frente com mais cuidado e pensa “cansei tanto e ainda falta tudo isso?”. Nos atropelos do fim do semestre, a newsletter esfriou. Nossa última edição, de número ímpar, abordou pautas que ainda ecoam, como o uso de IAs na educação, as firulas do governo com o Novo Ensino Médio e, infelizmente, a violência armada crescendo em escolas.
Foi naquele número, aliás, que comentei sobre uma reestruturação desta newsletter, segundo a qual as edições de número par passariam a ser dedicadas a crônicas e reflexões motivadas pelos temas apresentados na edição anterior, de número ímpar, formando, dessa forma, o par contexto e texto. Como diz a sabedoria popular, “se quiser fazer Deus rir, conte-lhe seus planos”. O hiato do fim de semestre me mostrou que ainda preciso ter menos apego aos formatos e aos acordos que, quase sempre, têm mais peso para mim do que para qualquer outra pessoa.
Que chances existem de você se importar mais do que eu com o fato de esta edição ser par ou ímpar, determinando o tipo de conteúdo que será apresentado? Pois é. Para evitar frustrações (minhas), vou refazer o acordo deixando tudo mais simples:
Esta é uma newsletter de crônicas.
Essas crônicas são escritas por um professor de língua portuguesa.
Esse professor também faz curadoria e produção de conteúdos sobre e para formação de outros professores.
Esta newsletter deve ter um espaço para esse conteúdo “adicional”.
Esse espaço é a seção “Lousa Digital”.
Toda pessoa leitora deve ter a chance de escolher se quer receber todos os conteúdos ou só as crônicas ou só as “utilidades”.
Essa escolha pode ser feita clicando aqui.
Não existe periodicidade pré-estabelecida (essa é mais para mim do que para você, confesso).
Quem se dispôs a estar aqui estará à frente de quem me acompanha por outros meios para eventuais promoções, lançamentos, benefícios e afins.
Continuo torcendo para você me dizer o que achou de cada número, respondendo aos e-mails direto da sua caixa de entrada ou comentando no site ou no app do Substack.
É isso. Acho que agora vai!
No próximo número, ainda esta semana: parceria com a Editora Parábola; modelos de slides ao estilo Netflix; prompt do ChatGPT para a produção de redações (quase) exemplares; e mais.