#7 | Slides estilo Netflix, correção de redações Enem e parceria com Parábola Editorial
Uma curadoria de pautas importantes para a cena educacional brasileira e adjacências
Alô, pensante! Dawton aqui.
Na última edição de palavra puxa palavra, refiz meu acordo de produção de conteúdo com você e este número 7 materializa isso. Nosso feed atualizado destaca as inscrições abertas para candidatos a corretores e supervisores do processo de correção da prova de redação do Enem. Aproveitei para incluir dois posts recentes do Instagram que o algoritmo pode não ter te mostrado.
No Arrasta pra cima, uma boa notícia: sou o mais novo parceiro da Parábola Editorial, ou seja, prepare-se para muitas sugestões de leitura nos próximos números. Encerrei esta edição com os links prometidos para modelos de slide ao estilo Netflix, que fizeram sucesso no Stories do Instagram.
Não se esqueça de que estou sempre na torcida pelo seu comentário sobre os conteúdos da newsletter! Para isso, é só responder este e-mail direto da caixa de entrada ou deixar um comentário na página da palavra puxa palavra.
🤳🏾 Feed atualizado
| Notícias, links e ideias que o algoritmo pode não ter te mostrado
Inscrições para supervisores e corretores da prova de redação do Enem estão abertas até 10 de julho
A prova de redação do Enem é corrigida por profissionais da área de Letras aprovados em processo de formação e seleção realizado pela banca que aplica a prova. Além de seleção para corretores, também ocorre seleção para supervisores, que, como o nome da função indica, são responsáveis por acompanhar os corretores tanto nas etapas de formação e seleção como no próprio processo de correção. Até aí, nenhuma novidade.
As novidades para a edição 2023 do Enem ficaram por conta da mudança de banca realizadora do exame, que passou a ser o Cebraspe, e no formato da seleção de corretores, que passou a contar com uma etapa presencial. Além da formação teórico-prática feita em formato remoto, pelo Moodle, os candidatos a corretores também terão de ser aprovados em uma avaliação presencial, composta por uma prova objetiva (de 100 questões) e outra discursiva (uma redação de, no máximo, 15 linhas).
Para conferir o edital de seleção para corretores (função que exige, basicamente, graduação em Letras/Língua Portuguesa ou Linguística), clique aqui. Para ver o edital de seleção para supervisores (função que exige, além da graduação em Letras/Língua Portuguesa ou Linguística, pós-graduação e experiência mínima de 3 anos de correção do Enem), clique aqui.
Enquanto isso, no Instagram…
🔗 Arrasta pra cima
| Espaço de aprofundamento em pautas que merecem um pouco mais de tempo
Sou o mais novo parceiro da Parábola Editorial
Estou na internet há mais de 13 anos e é inevitável que vários pontos da minha trajetória de vida tenham sido compartilhados on-line. Em boa parte desses pontos, é possível perceber algum livro publicado pela Parábola. Ela é a casa de muitos autores e textos fundamentais para quem cursa Letras no país ou simplesmente se interessa pelos estudos de linguagens, o que sempre deixou nosso contato, meu com a Parábola, muito natural, seja por meio de colaborações minhas no blog da editora seja por meio de posts no Instagram sobre seus livros.
A partir de julho, essa relação fica ainda mais próxima, já que me tornei o mais novo parceiro da Parábola Editorial. Terei acesso a lançamentos e outros títulos do catálogo da editora e canal aberto para ideias e sugestões de conteúdo, além de ter conseguido um cupom permanente de desconto para as pessoas que me acompanham. É só aplicar DAWTONPB20, assim mesmo em caixa alta, para pagar 20% a menos em novos títulos.
Novidades estão no horizonte! 💛
📂 Isso dá aula!
| Temas e recursos que podem complementar seu plano de aula
Modelos de slide ao estilo Netflix
O último dia do meu primeiro semestre de 2023 se encerrou com um aulão de redação que ministrei ao lado da querida Prof.ª Isolda Colaço. Na aula, abordamos o estudo do texto dissertativo-argumentativo, revisando alguns pontos específicos desse estudo, como a estrutura recomendada, os principais desvios de cada competência avaliativa e 10 temas que podem ser praticados durante as férias (e que vou compartilhar pelo Instagram, logo, logo).
Para o aulão, preparei slides ao estilo Netflix que fizeram sucesso no Stories do Instagram. Como a rede social limita ainda mais posts com links externos, achei melhor compartilhar com você o modelo de slides que usei pela newsletter. A ideia é simples, mas o resultado é mesmo envolvente e ajuda a conquistar a atenção dos alunos. Os slides usam o design da plataforma de streaming, de modo a ser possível criar uma grande metáfora visual para a apresentação do conteúdo (tópico vira episódio; “psiu” vira “ainda está assistindo?”; próximo bimestre vira próxima temporada etc.). O modelo que usei funciona bem no Microsoft PowerPoint, mas há outras opções. A seguir, listo as três melhores, por ordem de preferência (minha):
Para aprender a fazer o PowerPoint (1), clique aqui (vídeo) ou aqui (texto). Para baixar os arquivos sem precisar de cadastrar, clique aqui.
Para aprender a fazer o PowerPoint (2), clique aqui (vídeo). Para baixar os arquivos sem precisar de cadastrar, clique aqui.
Para aprender a fazer o PowerPoint (3), clique aqui (vídeo). Para acessar o modelo direto no Google Slides, clique aqui.
Para fazer essa apresentação no Canva a partir do modelo do blog Além de Prô, clique aqui. Depois, clique em Arquivo > Fazer cópia.
Para acessar um modelo do Google Slides (feio, mas bom para servir como ponto de partida para quem quiser melhorar), clique aqui.
Câmbio, desligo!