

Discover more from palavra puxa palavra
#10 | O meu próximo passo para continuar on-line
O anúncio de um apoio recorrente ou uma reflexão sobre o valor da produção de conteúdos digitais
Alô, pensante! Dawton aqui.
Cerca de seis anos atrás, também em um mês de setembro, eu publicava um vídeo bem curto em um perfil de Instagram que acabara de passar por uma mudança de marca. Dedicado, desde 2012, a atualizar a comunidade de estudantes e professores do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE - Fortaleza), o perfil @letrasnauece passaria a ser, dali em diante, o @serlinguagem. Sob a marca Ser Linguagem, produzi conteúdos sobre divulgação científica e sobre o mercado editorial por pouco mais de três anos, tendo a chance de conhecer pessoas sensacionais e participar de eventos únicos.
Aí veio a pandemia e tudo capotou algumas vezes. Percebi, no meio do caos, que não conseguia estar “num nicho só” e que “Ser Linguagem” já não era o que eu queria ser na internet. Foi quando o “Dawton aqui” ganhou mais sentido e assumi dawtonv para (quase) todo endereço eletrônico possível. Talvez seja o maior gesto de consistência que já consegui realizar.
Em 2023, ser dawtonv fez ainda mais sentido, à medida que pude confrontar a síndrome do impostor e perceber que meu conteúdo, embora não tenha alcance astronômico, tem qualidade e comprometimento valiosos, resultado direto da dedicação e da alegria que me motivam a investir tempo e conhecimento em cada novo carrossel, em cada novo reel, em cada nova live. E é quase irônico que ser dawtonv tenha feito ainda mais sentido justamente este ano, já que é neste ano que a tarefa de conciliar a sala de aula de escolas particulares com a produção de conteúdos digitais ficou ainda mais desafiadora, considerando que minha carga horária na carteira de trabalho praticamente dobrou de 2022 para cá.
Se sempre foi difícil produzir conteúdo no ritmo que os coaches de alcance algorítmico pregam ou no nível de qualidade que eu mesmo me imponho sem falhar (ou falhando pouco) nos compromissos profissionais que me dão retorno financeiro, isso ficou ainda mais tenso quando me vejo passar mais de 50 horas/aula semanais no chão da escola (sem contar planejamento). Mas falar sobre educação ainda me alegra. Produzir conteúdo digital ainda me anima. Comunicar, sobretudo, ainda me inspira a encontrar meios de não desaparecer completamente na espiral numérica e instável das redes sociais. E isso tem ficado cada vez mais evidente, como eu disse no último encontro da série de lives #PlanejeComigo.
Depois de 1h13 de transmissão: "Eu sou muito feliz na sala de aula, mas nada se compara à felicidade que eu sinto quando eu tô aqui, quando eu tô ao vivo, conversando com você".
É por isso que resolvi dar o próximo passo nessa caminhada de presença digital e abrir uma forma de apoio recorrente para que você, que também acredita nesse trabalho, possa ter ainda mais maneiras de me ajudar a ficar on-line. Divulgar, curtir/dar like, compartilhar e comentar continuam sendo inventivos fundamentais, especialmente a partir de agora. De modo que você já estará contribuindo para o crescimento dessa comunidade fazendo cada gesto digital de apreço. O apoio recorrente entra nessa equação como mais um método de contribuição, como uma forma de financiar minha presença digital e me ajudar a expandir ainda mais as possibilidades de produção de conteúdo.
O que muda
Escolhi o Substack como ferramenta para esse apoio recorrente, por conta de tudo que a plataforma me permite oferecer a você em retribuição pelo seu investimento. Uma das recompensas, nesse sentido, é a seção Lousa Digital da newsletter palavra puxa palavra. As crônicas continuarão sendo públicas, mas as edições que trazem curadoria de links, notícias e materiais pedagógicos passam a ser exclusivas. Além disso, apoiadores receberão:
Acesso completo ao arquivo de posts da newsletter;
Vídeos exclusivos enviados direto pelo Substack + acesso completo aos vídeos do meu canal no Youtube, mesmo quando um vídeo não estiver mais visível lá (como as gravações de algumas lives);
Propostas inéditas de redação, enviadas mensalmente, com redações geradas com auxílio de IA e análise/estratégia de uso em sala de aula;
Cupom de desconto de 30% em todos os produtos vendidos por mim no Hotmart acessível pelo tempo de apoio;
Atualizações recorrentes, com dicas de links e notícias da área de educação, por meio do aplicativo do Substack (Notes e Chats);
Essas primeiras recompensas serão entregues aos apoios mensais e anuais. Já a quem apoiar na categoria “Assinatura com mentoria”, além de receber tudo o que descrevi acima, também darei acesso a cupom permanente de desconto de 50% em todos os produtos vendidos por mim no Hotmart acessível pelo tempo de apoio e até quatro horas de mentoria por semestre.
Essas são retribuições iniciais que não excluem novos benefícios futuros, a depender do crescimento de nossa comunidade.
Para assinar com 20% de desconto, você pode clicar abaixo (até 31 de outubro):
Tem desconto no plano anual, tem desconto para assinaturas em grupo e, em breve, vai ter benefício também para quem me ajudar a divulgar a newsletter.
O que NÃO muda
Ainda haverá conteúdo aberto e gratuito em todas as plataformas em que já produzo, como as crônicas e os posts do Instagram. O mesmo se aplica ao espaço não algorítmico que temos no Telegram, que também continuará aberto e gratuito, já que seu objetivo é fugir do algoritmo do Instagram.
A ideia é partir de onde já estamos para oferecer ainda mais e eu agradeço imensamente já pelo fato de você ter chegado até o fim deste texto. Vamos construir espaços cada vez maiores!
Câmbio, desligo!